Neste ano de 2023, teremos mais uma edição do Trilhas de Futuro com 40 mil novas vagas em Minas Gerais.
O chamado “Trilhas de Futuro” é um programa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Pois, oferece cursos técnicos GRATUITOS em instituições públicas ou privadas em diversas regiões de todo o estado. Pois, o programa tem como objetivo capacitar jovens para alcançarem melhores oportunidades no mercado de trabalho.
“Este é um programa que veio para ficar. Estamos muito felizes com o resultado e até o final de dezembro já teremos formado mais de mil e quinhentos estudantes com capacitação em curso técnico e preparados para ingressarem no mercado de trabalho. As instituições parceiras já estão se organizando para receber esses novos alunos”, pontua o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Igor de Alvarenga.
Sendo assim, quem pode participar do Trilhas de Futuro são os alunos matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio, também do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Estudantes de qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio, e jovens que já concluíram o ensino médio. Contudo, as vagas não preenchidas seguem para estudantes da rede municipal, privada e outros interessados.
O edital já foi publicado em 23/11/2022 e iniciou o processo de credenciamento de instituições e novos cursos. Sendo assim, as pessoas interessadas devem ficar atentas ao início das inscrições, que acontece agora em janeiro de 2023 e que serão feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponibilizado na internet. divulgadas no site https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Não basta apenas se inscrever no Trilhas de Futuro, pois, após a inscrição ocorrerá o processo de alocação dos candidatos. Acontece com base nas opções apresentadas no momento das inscrições e nos critérios de priorização previstos na Resolução SEE N° 4.794/2022.
Portanto, as informações do Trilhas de Futuro chegam através do e-mail cadastrado no site. Assim, para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio estudante, se for maior de idade, devem comparecer na instituição credenciada para a qual o estudante foi encaminhado, juntamente com os documentos requisitados no edital. As matrículas acontecem em fevereiro de 2023 (do dia 02/02 ao dia 15/02).
Uma dúvida bastante frequente é se quem já fez um curso no Trilhas de Futuro pode fazer de novo e a resposta é: sim. Sendo assim, as pessoas que participaram das edições anteriores do Trilhas de Futuro e já concluíram o curso podem sim se inscrever de novo. Porém, é importante lembrar que as vagas são distribuídas de acordo com a prioridade, tais como: o ano do ensino médio ou EJA no qual o estudante está matriculado e se a escola pertence à rede pública, com prioridade para os alunos da rede estadual.
Para os professores que desejam lecionar nos cursos, devem acompanhar a relação das instituições credenciadas, que também será divulgada no site oficial da Secretaria de Estado de Educação e publicada no Diário Oficial do Estado.
Nós do CETEC não esperamos nada menos do que o sucesso em mais uma edição do maior programa de formação profissional de jovens estudantes já desenvolvido no Estado de Minas Gerais. Por isso, fique por dentro das nossas redes sociais e não perca nenhum prazo.
Tem dúvidas sobre o preenchimento do formulário de inscrição? Não se preocupe, preparamos um tutorial para te auxiliar. Acesse: https://bit.ly/tuto-trilhas23 e tire suas dúvidas.
As inscrições do Trilhas de Futuro terão início no dia 02/02/2023 e vão até dia 15/02/2023. Não perca o prazo! Venha ser CETEC!
Para se inscrever acesse o link: https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/
Confira também nossa página com as informações sobre os cursos disponíveis no Trilhas de Futuro 2023.